skip to Main Content
Nossa história

O Jerimum nasceu em 2012, numa mesa do Natal Shopping. Com 12 empreendedores locais que tinham o objetivo de fomentar negócios do RN gerando mais densidade e capacitando o capital intelectual. Começou com encontros quinzenais, o Jerimum Coffee, na padaria Mercato, onde haviam troca de experiências e apresentações de PITCH.

Sua estruturação e fundação oficial aconteceu em Julho de 2013.

Entre os fundadores, estavam: Rayanny Nunes – quem liderou o grupo por muitos anos e tornou-se referência, Álvaro Barbosa, Phillipe Coutinho, Ítalo Souza e outros 8.

A origem do nome

Os nascidos no Rio Grande do Norte são apelidados de papa-jerimum

“no Dicionário do Folclore Brasileiro, Câmara Cascudo[4]. Ali ele afirma que o nome decorre de da ação do governador do Rio Grande do Norte, Lopo Joaquim de Almeida Henriques, que mandou fazer roçados de mandioca e melancia para pagar os funcionários públicos.” A história é popularmente reproduzida com a figura do Jerimum como moeda de pagamento para os funcionários públicos.

Logo Jerimum Valley.png

A logo foi desenvolvida por um voluntário, da Paraíba, que cedeu os direitos da sua criação para usufruto do grupo. É importante ressaltar que a marca do Jerimum Valley não pode ser registrada por nenhum CPF ou CNPJ, uma vez que foi declarada pelos autores como sendo patrimônio aberto à comunidade informal de empreendedores do Rio Grande do Norte.

Formas de atuação do Jerimum Valley
  1. Suporte aos empreendedores de startups do Rio Grande do Norte;
  2. Fomento a educação empreendedora, tornando o conhecimento acessível por meio de minicursos, palestras, arigos e podcasts;
  3. Produção de conteúdo multimídia;
  4. Divulgação do movimento de inovação do Rio Grande do Norte;
  5. Organização de maratonas de desenvolvimento de ideias;
  6. Dar voz aos empreendedores em ambientes públicos e privados;
  7. Gerar conexão entre empresas, startups, instituições de ensino e governos (independente do partido que esteja na gestão), locais e nacionais;
  8. Apoiar o surgimento de novas comunidades no estado;
  9. Contribuir para o desenvolvimento positivo sócio-econômico do Rio Grande do Norte.
Estrutura organizacional voluntária

Apesar de ser um grupo informal e sem qualquer obrigação, o Jerimum Valley conta hoje com um processo seletivo para eleger anualmente os representantes do grupo nas áreas de: Líder geral, Vice-líder 1 e Vice-líder 2, Educação e expansão, Pessoas, Comunicação, Eventos, Tecnologia.

Cada representante pode permanecer por no máximo 2 anos na liderança, na mesma posição ou em outra. De acordo com as experiências do grupo, foi percebido que este é o tempo que um líder voluntário se mantém engajado, entregando e recebendo valor do grupo de maneira saudável e sustentável. Dentro de cada célula de liderança, existe um grupo de voluntários para suporte, que podem ser fixos ou rotativos de acordo com suas agendas.

Todas as pessoas interessadas em contribuir com o Jerimum Valley e se inscreverem no processo, são automaticamente aprovadas como voluntárias. As que demonstrarem maior capacidade de execução, boa motivação para contribuir com a causa e disponibilidade de tempo, são escolhidas como representantes.

Com essa estrutura mínima o Jerimum consegue passar confiança, credibilidade e estabilidade para parceiros e instituições de apoio mais burocráticas.

É importante ressaltar que os cargos existem apenas para título de responsabilidade voluntária e execução, todo e qualquer membro do Jerimum Valley possui voz ativa, pode, e deve, sugerir e tocar iniciativas de fomento.